Reunión de la Comisión JPSC - FALC
Sao Paolo - Brasil
enero de 2011
Texto en Portugues
Debajo texto en Español
Ordem dos Franciscanos Menores Conventuais
Encontro da Comissão de Justiça, Paz e Salvaguarda da Criação
Franciscanos Menores Conventuais da América Latina -
Santo André – São Paulo - Brasil
24-27 de Janeiro de 2011
________________________________
________________________
____________
Proêmio
Chegando de Roma, Colômbia, Argentina, São Paulo, Paraná e Bahia (Brasil), nosso encontro desdobrou-se, ao longo de 4 dias, com intensos e fraternos momentos de convivência, trabalho de reflexão e celebração. Parte integrante foram as eucaristias de cada noite, unidos às comunidades que celebravam conosco na Igreja do Senhor do Bonfim.
Sentimos a presença de Jesus Ressuscitado e a inspiração de Francisco, fazendo memória da conversão de Paulo de Tarso e dos 457 anos de história latino-americana da metrópole de São Paulo; contextualizamos o momento atual de nossa Pátria Grande e as recentes graves feridas de morte que vitimaram as populações brasileiras, provocadas pelas enchentes e pelo descaso dos governantes; levantamos nossas preocupações com os pobres, com o clima e nossa “irmã, a mãe Terra”.
Fr. Luciano Bernardi.
Delegado JPSC - FALC
____________
________________________
________________________________
Convocados pelo Delegado de JPSC para a FALC, frei Luciano Bernardi, conforme programação e diretrizes da Comissão de JPSC FALC, reuniram-se os irmãos da mesma com a participação do Delegado Geral para JPSC, frei Francisco Leudo Murillo, nos dias de 24 a 27 de janeiro de 2011 no Convento Senhor do Bonfim, da Província São Francisco de Assis de São Paulo, Brasil.
Participantes:
Fr. Francisco Leudo Murillo Delegado Geral JPSC
Fr. Luciano Bernardi, Delegado JPSC FALC e animador da Grande Região Brasil
Fr. Domingo Rehín, Animador JPSC Grande Região Sul
Fr. Jair Contreras Lázaro Animador JPSC Grande Região Norte
Convidados:
Fr. Antonio Corniatti Vicário Prov. São Francisco de Assis de São Paulo, Brasil
Fr. Marcio Aldo dos Santos Delegado JPSC da Custodia de Rio de Janeiro
Fr. Luis Favaron Comissão JPSC da Província de São Paulo.
Fr. Deonir Piovesan Comissão JPSC da Província de São Paulo.
Fr. André Luis Ferreira Machado Comissão JPSC da Província de São Paulo.
Fr. Vasco Croccoli.
Temáticas tratadas:
I - Avaliação do trabalho realizado durante o ano 2010 e perspectivas para o ano de 201-2113
II - Intercâmbio analítico da realidade de JPSC na América Latina.
III - Informes do Delegado Geral JPSC
I – Avaliação do trabalho realizado em e 2010 e perspectivas para o ano de 2011
Seguindo a programação delineada em 2010, na Argentina, analisamos os impactos, os desafios, as mediações e as ações a serem realizadas.
1. Em relação ao primeiro desafio do programa da Comissão : “Fortalecer dentro dos processos formativos, a formação na JPSC”,
- valorizou-se o material entregue pelo Delegado Geral no início do ano de 2010:
Este subsídio de informação em CD, entregue aos vários delegados das jurisdições, através dos respectivos ministros provinciais e delegados. (Buenos Aires, janeiro de 2010)
El documento aos formadores sobre a Doutrina Social da Igreja (DSI) nos itinerários para a formação. A finalidade deste documento é proporcionar a aproximação da formação à DSI. Com destaque para a formação inicial.
- Para fortalecer a formação na JPSC, a comissão decide que este material seja enviado e socializado a todos os formadores da FALC, aos delegados de JPSC y às comissões de Pastoral e de formação permanente. Junto com este, será enviado o documento sobre a ecologia “Cristo e a terra”. A data limite para isso será o primeiro semestre deste ano de 2011.
- Motivada pelo 25º aniversario da celebração do “espírito de Assis”, no próximo dia 27 de outubro, convocado pelo Papa para a Oração pela Paz mundial, a Comissão JPSC FALC se compromete a promover, animar, divulgar e promover este evento por meio dos subsídios que o grupo da Família Franciscana “Roma 6”, com sede em Roma, fará chegar à Comissão para esta celebração.
2. Conforme o segundo desafio do programa 2010 da Comissão JPSC FALC: “Consideramos urgente a articulação e o conhecimento recíproco dos delegados de JPSC da FALC, para suas ações conjuntas, para superar, com isso, o individualismo e a fragmentação”
2.1. De acordo à primeira mediação “Que a Confederação favoreça encontros de formação e planejamento”:
a. do Delegado JPSC-FALC com a equipe animadora da confederação .
b. dos animadores das três Grandes regiões com os delegados das respectivas jurisdições .
c. Encontro Geral de todos os delegados de JPSC da Confederacão (pelo menos una vez nos seis anos).
- Conseguimos cumprir o item a.: Buenos Aires 2010, São Paolo 2011. Já prevemos que em 2012 será na Grande Região Norte, em Colômbia de 16 a 19 de janeiro.
- Temos que reconhecer, porém, limites por parte de Comissão e falta de compromisso nas jurisdições, ao redor do trabalho de conjunto, segundo o programa da Comissão JPSC FALC; em vista disso:
+ propomos ao Conselho de Presidência da FALC que estude a viabilidade de realizar encontros de animadores das grandes regiões com os delegados das respectivas jurisdições, em linha com o item b.
Objetivos destes encontros:
- Formação e planejamento em conjunto das redes de apoio da Grande Região.
- Estudo e busca de instrumentais para a socialização dos subsídios publicados pela secretaría geral da
JPSCEDI, sobre a formação dos irmãos na JPSCEDI.
- Assimilação do sentido do “espírito de Assis” preparação para sua celebração.
Em vista disso, propomos as seguintes datas:
+ Objetivando fortalecer a iniciativa do trabalho da FALC pela Justiça, Paz e a salvaguarda da Criação no presente sexênio, e tendo em vista uma melhor consolidação da Comissão JPSC e de sua rede, consideramos necessário atender ao que está projetado no item c que propõe o encontro geral dos delegados de JPSC da FALC, a ser realizado em 2012. Possível lugar deste Encontro: Costa Rica, entre junho e julho.
Objetivos deste encontro:
- Aprofundar e desdobrar a espiritualidade franciscana na América Latina frente a uma Ordem intercultural y solidaria.
- Socializar os anseios e sonhos dos diversos contextos vitais de nossas jurisdições..
- Apresentar as perspectivas e as ações concretas surgidas a partir do estudo dos subsídios, realizado nos encontros zonais (das grandes regiões).
- Propor possíveis contribuições, desde América Latina, para a Revisão das Constituições da Ordem em relação aos temas que dizem respeito a JPSC.
2.2. Considerando a segunda mediação “Criação e divulgação do boletim “Ecos de Justiça e Paz” para o intercâmbio de experiências, informações e formação sobre o trabalho de JPSC na FALC”, avaliamos como positivo o serviço do Blog bilíngüe “Ecos de Justiça y Paz”, que informa e estimula sobre iniciativas concretas da JPSC nas jurisdições; em vista disso propomos continuar com sua publicação, com periodicidade bimestral e seguindo, para 2012, esta programação:
3. Avaliamos e constatamos o terceiro desafio do programa de nossa comissão “Fortalecer as redes de cooperação e articulação da JPSC-FALC com outras entidades afins (Família Franciscana, Organismos eclesiais, Grupos de trabalho Ecumênico, Ecológico..)”.
Para que este desafio seja superado, por meio de suas mediações práticas, nos propomos, partindo da formação e informação, e com a cooperação do Delegado Geral JPSC, fortalecer:
- Os trabalhos em favor de JPSC que a Família Franciscana realiza em favor dos Direitos Humanos e a
ecologia através de Franciscans International, no trabalho da RPU (Revisão Periódica Universal dos
DDHH).
- As iniciativas dos delegados gerais “Roma 6” y JPSC da União dos superiores maiores (USM)
- Os programas das pastorais sociais das igrejas locais e os próprios do carisma
4. Avaliando o quarto desafio do programa da comissão: “fortalecer as experiências que já existem favor da JPSC no que diz respeito à promoção humana e a solidariedade, em suas diferentes dimensões”; Constatamos a urgência de fortalecer a comunicação para a formação por meio dos subsídios já elaborados pelo Delegado Geral JPSC, do Blog da Comissão JPSC FALC e a página Web da Ordem.
Já que a língua é muito importante para a compreensão da mensagem e sua implicação na vida dos irmãos , para facilitar isso, a Comissão se compromete a traduzir os subsídios e documentos emanados pela Secretaria Geral de JPSCEDI para sua divulgação nas jurisdições de língua portuguesa.
Para isso, propomos uma equipe de colaboradores, coordenados pelo presidente da Comissão FALC:
5. Constatamos que precisamos continuar propor permanentemente aos irmãos o desafio 5: “Recuperar a credibilidade do trabalho pela Justiça e Paz formando animadores e fraternidades, contribuindo para superar receios diante de eventuais preconceitos e erros, em relação ás iniciativos da JPSC.”.
Para que este desafio com suas mediações possa ser superado, solicitamos o Conselho de Presidência da FALC para que sugira a todas as jurisdições e criação de espaços – nos retiros, capítulos extraordinários, assembléias anuais de formação permanente, capítulos conventuais…- para que os delegados de JPSC tragam a tona e informem sobre o assunto JPSC, nas fraternidades e na jurisdição.
II. Intercâmbio analítico sobre a realidade de JPSC na América Latina.
Assumimos como uma realidade nosso processo eclesial, conscientes de que os tempos mudam e a Igreja também responde e é influenciada por estas mudanças. Nossa impressão é que a resposta que a Igreja deu ao compromisso com os mais pobres, favoreceu mais a dimensão institucional do que a missão carismático-profética.
Constatamos, junto com alguns estudiosos e pesquisadores, que a mudança eclesial para qual se viu forçada a América Latina nas últimas décadas, produziu, até dentro de nossas fraternidades e comunidades, um desencanto para a inserção e o trabalho com os pobres e a dedicação em favor da JPSC.
Mesmo que, com certeza, tenha diminuído a preocupação pelo social, por motivações complexas, dentro da Igreja, estão em andamento presenças e ações que buscam resgatar sua missão carismático-profética. O Documento de Aparecida, neste sentido, se apresenta como elemento motivador e inspirador das ações de comunhão e participação em favor da Justiça, a Paz e a Salvaguarda da Criação.
III. Informes Del Delegado General JPSC
O Delegado Geral JPSC, frei Francisco Leudo:
- Invita a retomar a importância do Capítulo Geral México 92, tendo presente a estratégia do atual governo geral da Ordem de delegar às conferencias assumir as ações da JPSC. A cerca da informação e formação, nos invita, inclusive, a nos comprometermos mais com experiências de vida que vão além dos discursos e prospecta a experiência como meio eficaz para a formação.
- Informa que o papel do Delegado General JPSC, prioritariamente, é estar a serviço da realização do projeto de 6 anos da Ordem , providenciando, inclusive, subsídios, e materiais que proporcionem às conferências o desenvolvimento dos conteúdos. Para isso deverão servir os subsídios que estão sendo enviados e serão enviados proximamente. Eles são:
• De cunho carismático: Francisco, Irmão universal, modelo para os irmãos no trabalho da JPSC, partindo
de textos franciscanos.
• De cunho histórico: compromissos históricos da Ordem ao redor da JPSC.
• Olhando para o social, hoje: porque trabalhar por JPSC hoje? E: conceitos básicos sobre o tema justiça,
paz, salvaguarda da Criação, solidariedade.
• Desafio/Proposta: um novo estilo de vida: - rumo a um estio de vida mais sóbrio; para poder entender o concilio precisa mudar o estilo de vida. Entre os temas: sobriedade, tempo, espaço, resistir à resignação, nova relação com as coisas, com a criação, com as pessoas, com a economia; ser consumidores mais críticos... É urgente, prioritariamente, buscar informar e formar os irmãos de nossas fraternidades.
- Reconhece que a FALC já assumiu esta missão e está colaborando de forma eficaz neste empenho e convida a Comissão JPSC FALC a enfrentar agora o desafio de como abordar os temas e como apresentá-los aos irmãos de tal maneira que haja ressonância neles, já que esta temática pretende ser a base para a formação inicial e permanente.
- Informa sobre a Revisão Periódica dos Direitos Humanos em cada país (RPU) e articula o “como” os irmãos poderão participar nestas revisões através de Franciscans International.
- Oferece a variedade de subsídios do trabalho em conjunto que está se realizando com a USM.
Variados
a. Para facilitar o trabalho e a dedicação do delegado JPSC FALC e para inserir novos irmãos jovens no trabalho de JPSC, se escolhe, nesta ocasião, como membro da Comissão e animador da Grande Região Brasil, frei Márcio Aldo dos santos da Custódia de Rio de Janeiro.
b. Para facilitar o trabalho de articulação entre Franciscans Internacional e a Comissão JPSC FALC, aproveitando o fato do atual diretor do escritório de Nova York e encarregado dos DD.HH. para as Américas, ser um franciscano conventual, a Comissão proporá a um irmão da América latina, com domínio da língua inglesa, que sirva de ponte para o trabalho em conjunto. La comissão propõe alguns nomes e, entre eles, frei Victor Mora Mesén, da Delegação Nuestra Señora de los Angeles de Costa Rica.
c. A comissão JPSC FALC e o Delegado General JPSC, expressam seu agradecimento ao Presidente da FALC, ao Assistente General FALC, ao Provincial da Província São Francisco de Assis, a seu Vicário Provincial e delegado para este encontro, e às Fraternidades do Convento Senhor do Bonfim e de Salvador, por ter contribuído, dando de si, para este encontro.
Paz e Bem,
Com justiça!
Comissão JPSC FALC
São Paulo do Brasil, 27 de janeiro de 2011